quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Temperos

As receitas são assim: cada uma tem a sua e tem o seu toque especial. O toque especial normalmente é dado por um temperinho, que pode ser uma ervinha ou especiaria. Como eu sou metida a alquimista da cozinha estou sempre experimentando alguma combinação especial.

Mas tem gente que gosta de um tempero e o coloca em tudo. Minha mãe, por exemplo, adooora cravo e canela e, pronto! Quase todas as sobremesas que ela faz levam cravo e canela, o problema é que ela dá uma exageradinha e o "doce de abóbora" vira "doce de cravo e canela com abóbora". Tenho uma amiga que adooora cominho, e lá vai cominho no arroz, feijão e até no estrogonofe!

Gente, quando estamos preparando uma receita "solitária" ok! Pode caprichar no seu tempero favorito afinal, só você vai se deliciar. Mas quando preparamos algo para outras pessoas é muito carinhoso se preocupar com os temperos.

Falação a parte, lá vai uma lista com os principais temperos e algumas sugestões de uso.

Salsa ou salsinha: uso muito! vai muito bem em saladas, molhos a base de tomate, combina perfeitamente com frango e legumes. E quando estiver cansada/o do arroz branco é só colocar um pouquinho no final do cozimento e voi lá!
Eu costumo usar até os talinhos, que são tão saborosos quanto as folhas. Mesmo quem mora em apartamento pode tê-la sempre fresquinha plantada em vasinhos ou canteiros.


Manjericão (ou basílico): astro absoluto dos meus molhos de tomate, não vivo sem! Você pode comprar o manjericão em maço, só a folhinhas na bandeja de isopor ou em vasinhos (e fazer uma linda hortinha). Pode ser usado em carnes ou em saladas (é o astro da salada caprese, com tomate e mussarela de búfala). E se você quiser um molho pesto é só bater no liquidificador um maço de manjericão, um copo de azeite de oliva e 50g de pignoli (ou nozes, castanhas, amêndoas) e sal a gosto!




Cebolinha: companheira inseparável da salsinha (pelo menos na minha cozinha). Dá um toque todo especial em saladas, omeletes, molhos a base de tomate, manteiga, creme de leite e iogurte. Mas cuidado: ela perde o sabor se for aquecida por mais tempo, por isso tome o cuidado de acrescentá-la na finalização do prato.




Alecrim: é uma das ervas mais aromáticas que existem, eu uso apenas as folhinhas. Vai bem no tempero de carnes, assado de porco, frango assado ou frito, molho branco para legumes, peixes grelhados e cozidos, marinada. Pode ser usado também em sopas como minestrone, sopa de tomate, em aperitivos como berinjela, patês, ou mesmo em verduras e vegetais como batatas, couve-flor ou tomates. Eu costumo usar numa receita de "batatas ao murro", que postarei qualquer dia desses.


Coentro: combina perfeitamente com peixe e frutos do mar, mas pode ter um bom resultado sendo usado com frango cozido.
ATENÇÃO NOVATOS/AS não se confundam na hora de comprar, a salsinha é vendida sem as raízes e o coentro é vendido com as raízes!




Endro ou Dill: outra ervinha que combina perfeitamente com peixes e frutos do mar, quando eu não uso no peixe, normalmente aplico nas batatas que irão acompanhá-lo.
Eu costumo comprá-lo fresco e congelar o que vou usar



Alho poró: Amo muito tudo isso!! O alho poró é muito versátil, se comporta como ator principal (quiche de alho poró, salada quente ou fria) e como coadjuvante (vai bem em sopas, cozidos, com frango e peixe). Eu prefiro comprar os talos com a folhas, porque elas nos mostram se o alho poró está fresco (se estiverem bem verdinhas) ou passado (se estiverem murchas e/ou amareladas).


Aipo ou salsão: é a estrela do salpicão e deixa qualquer sopa com um que todo especial. Para os sopólatras que não podem ver um saquinho de Sopa Maggi no supermercado e fracassaram tentando fazer sopa em casa, esse é o segredo! Uma sopa só é realmente gostosa se tiver salsão! Eu uso tudo, talos e galhinhos. O salpicão tem seu casamento duradouro com o frango, nenhuma proteína fica tão boa com salpicão do que frango.




Tomilho: outro queridinho das minhas receitas, dá um sabor especialíssimo aos molhos de tomate ou mostarda. Fica perfeito em marinadas e combina deliciosamente com carnes vermelha, de porco e de cordeiro! Pode ser congelado!







Beijos e deliciem-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário