segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Coisas sobre mudanças que você precisa saber!!! (Parte I - Procurando o novo lar)

Todo mundo tem opiniões e dicas sobre tudo, ou quase tudo. Mas quando vamos mudar de casa/apartamento é importante sistematizar tudo para evitar surpresas desagradáveis. A ideia dessa série de postagens é listar as principais coisas que você não pode deixar passar. Por isso resolvi fazer em forma de "check list", assim você vai "ticando" o que já está certo e pode tomar as providências que faltam.

Procurando o novo lar

1. Vai pagar quanto???
A primeira coisa que você precisa ter em mente ANTES de procurar um imóvel é quanto do seu orçamento está disponível para o aluguel ou prestações. Se você não for comprar um imóvel à vista é importante saber que além da entrada, nos primeiros anos além das parcelas, você terá que pagar prestações intermediárias (elas normalmente custam 3 a 10 vezes mais que a prestação comum que você pagará ao longo do contrato). De qualquer forma, vale a dica já conhecida de não comprometer mais do que 30% do seu orçamento com os custos de moradia (se você for morar em apartamento é bom colocar o condomínio nessa conta).

2. Onde morar???
A segunda coisa que você deve se ater ao procurar seu novo lar é a localização. Não adianta o imóvel ser lindo, enorme, mas ficar longe do trabalho (você terá que se deslocar por muito tempo TODOS OS DIAS!).

É óbvio que a localização é o elemento que mais encarece o imóvel, então, o que fazer?? Pegue um mapa da cidade e pontue os locais em que ficam os lugares que você mais frequenta (trabalho, escola/faculdade, casas de amigos e familiares, etc), escolha os mais importantes e trace com um compasso círculos em volta, se assegure que nestes espaços tenham rotas de transporte coletivo (metrô, ônibus, trem, táxi), serviços (farmácia, mercado, padaria, banco, etc). Pronto, você já sabe onde procurar.


3. Como pesquisar???
Pode parecer bobo, esse tópico mas não é. Essa geração eletrônica (da qual faço parte) compra livros, e até móveis pela internet e na hora de escolher um imóvel também corre para a internet. O problema é que os anunciantes dos portais não tiram os imóveis que já foram vendidos/alugados e você acaba perdendo muito tempo por aí.

O negócio é fazer à moda antiga, calçar um tênis ou sapato confortável e andar, andar muito. Para fazer uma boa negociação é importante que você reúna o maior número possível de informações. O que é importante saber: 1. Quanto custa o preço do metro quadrado da região; 2. Quanto custam imóveis maiores e menores que o que você deseja. Essas informações ajudam na hora de fazer uma contraproposta ao/à proprietário/a.






Nenhum comentário:

Postar um comentário